terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

VENCENDO OS TRAUMAS E ENCERRANDO OS ARGUMENTOS


TEXTO: ISAÍAS 38.

Quem nunca ouviu falar sobre a história do rei Josias. Ele assumiu o reinado quando ainda era uma criança, com apenas oito anos. Ele cresceu e se tornou um rei que agradou o coração de Deus. Observe o currículo do rei Josias e veja como é possível servir a Deus independente da idade, e que é possível ser íntegro e reto independente de sua história familiar.O bisavô de Josias foi o rei Ezequias, homem temente a Deus. Ele, apesar de ser um rei de ações aprovadas, demonstrava ser ferido em suas emoções. A Bíblia relata que um dia ele ficou doente e recebeu a visita do profeta Isaías que lhe disse: “os teus dias estão contados”. O rei ao ouvir tal notícia chorou amargamente e pediu a Deus que ficasse curado. Então, o Senhor lhe concedeu mais 15 anos de vida e, nesse período, tornou-se um rei soberbo (Is 38). “Naqueles dias Ezequias adoeceu mortalmente; e orou ao SENHOR, o qual lhe falou, e lhe deu um sinal. Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que lhe fora feito; porque o seu coração se exaltou; por isso veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém. Ezequias, porém, se humilhou pela exaltação do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande ira do SENHOR não veio sobre eles, nos dias de Ezequias.” (II Cr 32:24-26)O rei Ezequias gerou Manassés, um filho que desagradou em extremo a Deus levantando altares a ídolos falsos, postes-ídolo e restaurando todo nível de idolatria e paganismo. Um dia ele acabou preso pelos assírios e levado para a Babilônia com um gancho no nariz e cadeias de bronze. Somente após esses acontecimentos ele se converteu e começou a pensar no Deus de Israel. “Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém. E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme as abominações dos gentios que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel.” (II Cr 33:1,2)Amom, filho de Manassés, teve um reinado pior do que o pai. Construiu muito mais altares, levantando postes-ídolo, e não se humilhou diante de Deus. Foi um rei tão mau que acabou sendo assassinado em casa pelos próprios oficiais. (II Cr 33: 20-25). Finalmente, Amom é sucedido pelo filho, Josias, que nasceu com o estigma de ser membro de uma família dessas.Imagine como era a vida do rei Josias, a carga sobre o jovem rei. Imaginem uma criança com um histórico monárquico difícil desses e, ainda por cima, tendo que ouvir frases do tipo: “Esse aí é filho de Amom, misericórdia! Ele é neto de Manassés! Ah, o bisavô dele foi aquele que ‘choramingou’ pra viver mais e estragou Israel, gerando um filho como Manassés!”. Isso é traumático, principalmente para uma criança! O que fazer?

I-TER UM CORAÇÃO VOLTADO PARA DEUS.Josias possuía um coração reto e buscou o Deus de Israel e não os deuses de seus pais. Com todo o estigma, todos os nomes horríveis que talvez tenha recebido por causa dos seus antepassados idólatras e que foram reis maus, ele conseguiu se recuperar e, mesmo na juventude, foi irrepreensível, encerrando todos os argumentos do diabo e se tornando um dos reis mais admiráveis da História.Aos oito anos de idade, Josias, teve súdito. Tornou-se rei de Israel quando ainda era um menino. Com 16 anos, teve entendimento de que Deus era o Deus de Israel. Ainda moço, começou a buscar o Deus de Israel, temeu ao Senhor e reconstruiu a Casa de Deus. Restaurou todo o país, levantou conselheiros, restaurou o sacerdócio, o ministério profético, os levitas e restituiu a festa da Páscoa. Enquanto rei ele não permitiu que nenhum altar levantado a deuses falsos ficasse de pé. “Tinha Josias oito anos quando começou a reinar, e trinta anos reinou em Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda. Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição.” (II Cr 34:1-3)


II-REESTABELECER OS PRINCIPIOS DA PALAVRA.Josias fez uma aliança que marcou o seu ministério: celebrou a Páscoa. Nem Davi, celebrou essa festa como Josias o fez. “Nunca, pois, se celebrou tal páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; nem nenhum rei de Israel celebrou tal páscoa como a que celebrou Josias com os sacerdotes, e levitas, e todo o Judá e Israel, que ali se acharam, e os habitantes de Jerusalém.” (II Cr 35:18).


III-EXECUTAR O MINISTÉRIO QUE O SENHOR CONFIOU EM NOSSAS MÃOS.
Deus confiou um ministério nas mãos de um jovem e ele não desperdiçou o que lhe foi estabelecido, apesar de ser tão novo. Podemos concluir que Josias era um jovem com uma visão madura.No dia em que ele enviou seus súditos à profetisa Hulda, esta lhes disse que por causa do povo, o Senhor puniria toda a casa de Israel, mas porque o rei tinha uma vida irrepreensível, um coração íntegro e se humilhou perante Deus, o Senhor tirou a sentença de morte de sobre Israel e todo o país foi perdoado. “Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá. Porque me deixaram, e queimaram incenso perante outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos; portanto o meu furor se derramou sobre este lugar, e não se apagará. Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, quanto às palavras que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar, e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.” (II Cr 34:24-27).


CONCLUSÃO:Temos muito o que aprender com esse rei que foi exemplo para o povo de Israel, e não apenas para eles, mas sua história de vida, ministra-nos ainda nos dias de hoje. Deus conta conosco. Ele espera que tenhamos a mesma coragem de Josias. Então, seja você um atalaia do Reino e vença os traumas familiares e encerre todos os argumentos que o inimigo possa ter contra a sua vida.
UM FORTE E CARINHOSO ABRAÇO DO PASTOR MARCELO BRINHOLI

VENCENDO OS TRAUMAS E ENCERRANDO OS ARGUMENTOS


TEXTO: ISAÍAS 38.

Quem nunca ouviu falar sobre a história do rei Josias. Ele assumiu o reinado quando ainda era uma criança, com apenas oito anos. Ele cresceu e se tornou um rei que agradou o coração de Deus. Observe o currículo do rei Josias e veja como é possível servir a Deus independente da idade, e que é possível ser íntegro e reto independente de sua história familiar.O bisavô de Josias foi o rei Ezequias, homem temente a Deus. Ele, apesar de ser um rei de ações aprovadas, demonstrava ser ferido em suas emoções. A Bíblia relata que um dia ele ficou doente e recebeu a visita do profeta Isaías que lhe disse: “os teus dias estão contados”. O rei ao ouvir tal notícia chorou amargamente e pediu a Deus que ficasse curado. Então, o Senhor lhe concedeu mais 15 anos de vida e, nesse período, tornou-se um rei soberbo (Is 38). “Naqueles dias Ezequias adoeceu mortalmente; e orou ao SENHOR, o qual lhe falou, e lhe deu um sinal. Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que lhe fora feito; porque o seu coração se exaltou; por isso veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém. Ezequias, porém, se humilhou pela exaltação do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande ira do SENHOR não veio sobre eles, nos dias de Ezequias.” (II Cr 32:24-26)O rei Ezequias gerou Manassés, um filho que desagradou em extremo a Deus levantando altares a ídolos falsos, postes-ídolo e restaurando todo nível de idolatria e paganismo. Um dia ele acabou preso pelos assírios e levado para a Babilônia com um gancho no nariz e cadeias de bronze. Somente após esses acontecimentos ele se converteu e começou a pensar no Deus de Israel. “Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém. E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme as abominações dos gentios que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel.” (II Cr 33:1,2)Amom, filho de Manassés, teve um reinado pior do que o pai. Construiu muito mais altares, levantando postes-ídolo, e não se humilhou diante de Deus. Foi um rei tão mau que acabou sendo assassinado em casa pelos próprios oficiais. (II Cr 33: 20-25). Finalmente, Amom é sucedido pelo filho, Josias, que nasceu com o estigma de ser membro de uma família dessas.Imagine como era a vida do rei Josias, a carga sobre o jovem rei. Imaginem uma criança com um histórico monárquico difícil desses e, ainda por cima, tendo que ouvir frases do tipo: “Esse aí é filho de Amom, misericórdia! Ele é neto de Manassés! Ah, o bisavô dele foi aquele que ‘choramingou’ pra viver mais e estragou Israel, gerando um filho como Manassés!”. Isso é traumático, principalmente para uma criança!

I-TER UM CORAÇÃO VOLTADO PARA DEUS.Josias possuía um coração reto e buscou o Deus de Israel e não os deuses de seus pais. Com todo o estigma, todos os nomes horríveis que talvez tenha recebido por causa dos seus antepassados idólatras e que foram reis maus, ele conseguiu se recuperar e, mesmo na juventude, foi irrepreensível, encerrando todos os argumentos do diabo e se tornando um dos reis mais admiráveis da História.Aos oito anos de idade, Josias, teve súdito. Tornou-se rei de Israel quando ainda era um menino. Com 16 anos, teve entendimento de que Deus era o Deus de Israel. Ainda moço, começou a buscar o Deus de Israel, temeu ao Senhor e reconstruiu a Casa de Deus. Restaurou todo o país, levantou conselheiros, restaurou o sacerdócio, o ministério profético, os levitas e restituiu a festa da Páscoa. Enquanto rei ele não permitiu que nenhum altar levantado a deuses falsos ficasse de pé. “Tinha Josias oito anos quando começou a reinar, e trinta anos reinou em Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda. Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição.” (II Cr 34:1-3).

II-REESTABELECER OS PRINCIPIOS DA PALAVRA.Josias fez uma aliança que marcou o seu ministério: celebrou a Páscoa. Nem Davi, celebrou essa festa como Josias o fez. “Nunca, pois, se celebrou tal páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; nem nenhum rei de Israel celebrou tal páscoa como a que celebrou Josias com os sacerdotes, e levitas, e todo o Judá e Israel, que ali se acharam, e os habitantes de Jerusalém.” (II Cr 35:18).I

II-EXECUTAR O MINISTÉRIO QUE O SENHOR CONFIOU EM NOSSAS MÃOS.
Deus confiou um ministério nas mãos de um jovem e ele não desperdiçou o que lhe foi estabelecido, apesar de ser tão novo. Podemos concluir que Josias era um jovem com uma visão madura.No dia em que ele enviou seus súditos à profetisa Hulda, esta lhes disse que por causa do povo, o Senhor puniria toda a casa de Israel, mas porque o rei tinha uma vida irrepreensível, um coração íntegro e se humilhou perante Deus, o Senhor tirou a sentença de morte de sobre Israel e todo o país foi perdoado. “Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá. Porque me deixaram, e queimaram incenso perante outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos; portanto o meu furor se derramou sobre este lugar, e não se apagará. Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, quanto às palavras que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar, e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.” (II Cr 34:24-27).

CONCLUSÃO:Temos muito o que aprender com esse rei que foi exemplo para o povo de Israel, e não apenas para eles, mas sua história de vida, ministra-nos ainda nos dias de hoje. Deus conta conosco. Ele espera que tenhamos a mesma coragem de Josias. Então, seja você um atalaia do Reino e vença os traumas familiares e encerre todos os argumentos que o inimigo possa ter contra a sua vida.
UM FORTE E CARINHO SO ABRAÇO DO SEU PAISTOR MARCELO BRINHOLI

CURANDO TRAUMAS E ENCERRANDO ARGUMENTOS

sábado, 23 de fevereiro de 2008

A VITÓRIA PELA ORAÇÃO



Atos 4.23-31
Introdução: Assim como um filho se comunica naturalmente com o seu pai, o crente, filho de Deus pelo novo nascimento, comunica-se com o Pai celestial com naturalidade.Através da oração agradecemos, louvamos, adoramos, intercedemos e pedimos o que precisamos. A oração individual é aquela que fazemos no nosso quarto, com as portas fechadas, para comunhão íntima com Deus.Oramos também em comunhão com irmãos no corpo de Cristo. Em Atos 4.23-31 aprendemos como deve ser a oração que nos faz vitoriosos nas lutas da vida cristã como povo de Deus.
I-A ORAÇÃO COMO ARMA DE GUERRA.
Pedro e João foram presos por causa da obra de Deus. A igreja na época estava sendo perseguida por causa do testemunho da fé em Cristo. Eles podiam usar diversas estratégias para combater as arbitrariedades das autoridades religiosas em relação ao direito de liberdade de culto, mas não fizeram. Ao sair da cadeia dirigiram-se aos irmãos e promoveram uma reunião de oração Atos 4.24.Na guerra espiritual somos ensinados a tomar posição em Cristo Efésios 6.10, a lutar contra as hostes espirituais da maldade com as armas de Deus Efésios 6.11-12, 24-17, a resistirmos no dia mal mantendo firme a nossa posição Efésios 6.13 e a orarmos com toda oração e súplica, em todo o tempo e por todos os santos para que a obra do Senhor prospere Efésios 6.18-19.Lutemos com as armas espirituais e no espírito constante de oração. Não lutemos contra pessoas, mas contra o pecado, contra a injustiça, contra as hostes espirituais da maldade que dominam e escravizam. Assim, seremos, nas mãos de Deus, agentes de libertação espiritual. Vencemos o mal com o bem.
II-A ORAÇÃO COMO EXPRESSÃO DE UNIDADE.
Diante do desafio da perseguição, os cristãos se unem. "Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus" 4.24. Jesus ensinou que a oração em unidade na terra move o céu: Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra, terá sido desligado no céu. Se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedido por meu Pai, que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles Mateus 18.19.Nos dias do rei Josafá o povo se uniu em oração e jejum e Deus respondeu com extraordinária vitória 2 Crônicas 20.3-4, 22-23. O mesmo aconteceu nos dias de Esdras. Esdras 8.21-23. Hoje podemos ter as mesmas experiências. Nossa igreja tem-se unido em oração e jejum em favor da visão celular no modelo dos doze e suas células e Deus tem feito maravilhas.
III-A ORAÇÃO COMO SUBMISSÃO A DEUS.
Os cristãos não ficaram com medo dos seus perseguidores porque não olhavam para as suas ameaças, mas para o Soberano Senhor que criou tudo, que governa todas as coisas e que usa até os inimigos para fazerem tudo que já estava pré-determinado 4.24-28. Não pediram o fim das perseguições, mas o prosseguimento da obra de Deus 4.29-30. Esta deve ser a nossa atitude, pois Deus tem tudo sob o seu controle.
Conclusão: Enfrentamos os mesmos conflitos quando vivemos com integridade a fé cristã, pois, "todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" 2 Timóteo 3.1. Mas alcançamos também os mesmos resultados quando oramos como eles oraram: • DESPERTAMENTO - "tremeu o lugar onde estavam reunidos"; • AVIVAMENTO - "todos ficaram cheios do Espírito Santo"; • VISÃO - "e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus" Atos 4.31. Por isso, conclamamos a todos para que orem em suas casas, no trabalho, nas células, nas celebrações e para que participem dos sete dias de oração e jejum que teremos mensalmente das 23:00 - oo:00 a partir de sábado,01 de março após 24:00 ININTERRUPTAS através do relógio da oração. vem e vela conosco ao menos 1 hora por noite. conto com voce!
UM FORTE E CARINHOSO ABRAÇO DO SEU PAISTOR MARCELO BRINHOLI PROENÇA
UMA ÓTIMA CÉLULA!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

COMO JESUS VENCEU AS TENTAÇÕES parte III


TEXTO: Mateus 4:8-11.
“COMO JESUS VENCEU AS TENTAÇÕES PARTE 3”.
INTRODUÇÃO:
"Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou- lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares"MT 4:8-9”.
Que tentação! O diabo deslumbrava com a torturante possibilidade de reinar sobre todos os reinos do mundo.
A questão aqui não era tanto a de Jesus tornar-se um rei (Deus já lhe tinha prometido isso Salmo 2:7-9; Gênesis 49:10, mas de como e quando.
O Senhor prometeu o reinado ao Filho depois de seu sofrimento. Hebreus 2:9.
O diabo ofereceu um atalho: a coroa sem a cruz. Era um compromisso.
Ele poderia governar todos os reinos do mundo e entregá-los ao Pai.
Mas, no processo, o reino se tornaria impuro. Então as questões são: Como Jesus se tornaria rei? Você pode usar um meio errado e, no fim, conseguir fazer o bem?
JESUS LHE RESPONDE "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto"MT 4:10. Nada é bom se é errado, se viola as Escrituras.
I- Satanás paga o que for necessário. O diabo ofereceu tudo para "comprar" Jesus. Se houver um preço pelo qual você desobedecerá a Deus, pode esperar que o diabo venha pagá-lo. Mateus 16:26.
II- O diabo oferece atalhos. Ele oferece o mais fácil, o mais decisivo caminho ao poder e à vitória.
Jesus recusou o atalho; Ele ganharia os reinos pelo modo que o Pai tinha determinado.
Hoje Satanás tenta as igrejas a usar atalhos para ganhar poder e converter pessoas.
O caminho de Deus é converter ensinando o evangelho. Romanos 1:16.
Exatamente como ele tentou Jesus para corromper sua missão e ganhar poder através de meios carnais, assim ele tenta nestes dias.
III- O diabo oferece compromissos por bons propósitos. Ele testa a profundeza de nossa pureza.
Ele nos tenta a usar erradamente as Escrituras para apoiar um bom ponto ou dizer uma mentira de modo a atingir um bom resultado.
Nunca é certo fazer o que é errado.
Nesta batalha entre os dois leões I Pedro 5:8; Apocalipse 5:5, Jesus ganhou uma vitória decisiva.
E ele fez isso do mesmo modo que nós temos que fazer.
Confiou em Deus I João 5:4; Efésios 6:16.
Usou as Escrituras I João 2:14; Colossenses 3:16.
Resistiu ao diabo Tiago 4:7; I Pedro 5:9.
O ponto crucial é este: Jesus nunca fez o que ele sabia que não era certo.
Que Deus nos ajude a seguir seus passos I Pedro 2:21.

COM AMOR E CARINHO DO SEU PAISTOR MARCELO BRINHOLI PROENÇA
UMA ÓTIMA CÉLULA