quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

COMO JESUS VENCEU AS TENTAÇÕES PARTE I



TEXTO: MATEUS 4:1-2.
TÍTULO: “COMO JESUS VENCEU AS TENTAÇÕES”.
INTRODUÇÃO:
Na luta do cristão contra o diabo, o principal campo de batalha é a tentação. O discípulo precisa vencer o inimigo superando as tentações. Não estamos sós, contudo. Jesus tornou-se um homem, foi tentado como somos, obteve a vitória, assim mostrando como nós podemos triunfar sobre Satanás. Hebreus 2:17-18; 4:15. É essencial, portanto, que analisemos cuidadosamente de que forma Jesus venceu.
Embora Jesus fosse tentado várias vezes, ele enfrentou um teste especialmente severo logo depois que foi batizado. Lucas recorda este evento (Lucas 4:1-13), mas seguiremos a história conforme Mateus a conta: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome" (Mateus 4:1-2). Pelo fato que foi o Espírito que levou Jesus para o deserto mostra que Deus pretendia que Jesus fosse totalmente humano e sofresse tentação. Note estas três tentativas de Satanás para seduzir Jesus.
Primeira Tentação:
I-ELE ENTENDIA QUE O DIABO FARIA UMA AFIRMAÇÃO PARA LHE CONFUNDIR
Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (4:3). O diabo é um mestre das coisas aparentemente lógicas. Jesus estava faminto; ele tinha poder para transformar as pedras em pão. O diabo simplesmente sugeriu que ele tirasse vantagem de seu privilégio especial para prover sua necessidade imediata.
II-ELE SABIA QUE SOMENTE DEUS SUPRIRIA SUA NECESIDADE.
Era verdade que Jesus necessitava de alimento para sobreviver. Mas a questão era como ele o obteria. Lembre-se de que foi Deus quem o conduziu a um deserto sem alimento. O diabo aconselhou Jesus a agir independentemente e encontrar seus próprios meios para suprir sua necessidade. Confiará ele em Deus ou se alimentará a seu próprio modo? Há aqui, também, uma questão mais básica: Como Jesus usará suas aptidões? O grande poder que Jesus tinha seria usado como uma lâmpada de Aladim, para gratificar seus desejos pessoais? A tentação era ressaltar demais os privilégios de sua divindade e minimizar as responsabilidades de sua humanidade. E isto era crucial, porque o plano de Deus era que Jesus enfrentasse a tentação na área de sua humanidade, usando somente os recursos que todos nós temos a nossa disposição.
III-ELE CONHECIA QUE PRECISAVA TER UMA RESPOSTA BÍBLICA CONTRA SATANÁS
"Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (4:4). Em cada teste, Jesus se voltava para as Escrituras, usando um meio que nós também podemos empregar para superar a tentação. A passagem que ele citou foi a mais adequada naquela situação. No contexto, os israelitas tinham aprendido durante seus 40 anos no deserto que eles deveriam esperar e confiar no Senhor para conseguir alimento, e não tentar conceber seus próprios esquemas para se sustentarem.
IV-ELE SABIA QUE O DIABO SEMPRE IRIA ATACAR NAS SUAS AREAS DE FRAQUEZAS.
O diabo ataca as nossas fraquezas. Ele não se acanha em provar nossas áreas mais vulneráveis. Depois de jejuar 40 dias, Jesus estava faminto. Daí, a tentação de fazer alimento de uma maneira não autorizada. Satanás escolhe justamente aquela tentação à qual somos mais vulneráveis, no momento. De fato, as tentações são freqüentemente ligadas a sofrimento ou desejos físicos. A tentação parece razoável. O errado freqüentemente parece certo. Um homem "tem que comer" .
CONCLUSÃO:
Muitas pessoas sentem que necessidades pessoais as isentam da responsabilidade de obedecer às leis de Deus. Precisamos confiar em Deus. Jesus precisava de alimento, sim. Porém, mais do que isso, precisava fazer a vontade do Pai. É sempre certo fazer o certo e sempre errado fazer o errado. Deus proverá o que ele achar melhor; meu dever é obedecer-lhe. É melhor morrer de fome do que desagradar ao Senhor.

COM AMOR E CARINHO DO SEU PAISTOR MARCELO BRINHOLI
BOA CÉLULA

Um comentário:

Marcelo Brinholi disse...

QUE DEUS ABENÇOE CADA VISITANTE COM ESSAS MENSAGENS SHALLOM!