domingo, 2 de março de 2008

CELEBRANDO O COMPROMISSO



Atos 20:17-35

Introdução - Neste mês de março temos o privilégio de refletir sobre a nossa caminhada como uma igreja em células. São 4 anos de experiências, lutas, discipulado, evangelização, surgimento de novos líderes na igreja, lágrimas, vitórias, de crescimento. Um versículo da Palavra tem nos inspirado nesses dias, Lamentações 3:21: "Quero trazer à memória aquilo que pode me dar esperança". Trazer à memória é celebrarmos a Deus por aquilo que ele fez, está fazendo e vai fazer em nossa igreja.
- Cremos que temos inúmeros motivos para celebrarmos a Deus, fico a pensar quantas coisas maravilhosas Deus tem feito em nossas vidas, quantas famílias, por exemplo, já foram restauradas na célula. Celebramos a Deus porque ele tem nos dado o privilégio de sermos uma igreja em células no modelo dos 12, que tem como visão: cada casa uma igreja, cada membro um ministro.
- Célula é uma proposta de vida, que se baseia em cinco grandes valores:

1°Vida em comunidade, 2°cuidado com os novos, 3°evangelização, 4°prestação de contas e 5°surgimento de liderança.

Já meditamos a respeito da importância da comunhão, do discipulado e evangelização.

Hoje queremos a partir do testemunho de Paulo relatado em Atos 20:17-35 refletirmos sobre a importância da prestação de contas que entendemos como compromisso.
- A prestação de contas (compromisso) é exemplificada pelo dedo anelar da mão esquerda, onde tradicionalmente utilizamos a aliança do casamento. Da mesma maneira que a prestação de contas é essencial em um casamento, ela também é na vida da igreja e o versículo bíblico que expressa esse pensamento está em Atos 20:17, quando Paulo manda chamar os presbíteros da igreja em Éfeso a fim de prestar contas de sua vida, de seu ministério e também de seu futuro.
- Ao celebrarmos, enfatizarmos, enaltecermos a importância do compromisso que entendemos como prestação de contas, o que podemos aprender com o testemunho bíblico lido?
I - O compromisso de juntos servirmos a Deus- Sempre que refletimos sobre os escritos paulinos algo fica evidente: para o apóstolo Paulo servir é uma questão inegociável (Colossenses 3:23-24). O que mais nos chama atenção na vida de Paulo é que ele é um líder, um pastor, um servo de Deus presente na vida das pessoas. Nos vv. 18-19 ele lembra os presbíteros da igreja de Éfeso que viveu entre eles, esteve junto, participou da vida das pessoas com uma postura de serviço.
- Será que nós líderes de célula, lidres de ministério, lideres de redes, pastores da igreja e geral estamos juntos, lado a lado, compartilhando, nos doando às pessoas em serviço a Deus? Será que como igreja podemos fazer a mesma afirmação que o apóstolo Paulo de que estamos vivendo em serviço? Veja o que está escrito na primeira frase do v.19: "Servi ao Senhor com toda humildade...".
- Na prática o que significa essa proposta que estamos compartilhando com a igreja? Na célula nós temos um pacto que se constitui de 9 posicionamentos e um deles é o posicionamento da prestação de contas e que contém a seguinte declaração: "Comprometo-me a estudar os materiais de treinamento, a participar dos finais de semana para o crescimento espiritual e para treinamento para o ministério; submeto-me aos meus irmãos em Cristo para ser confrontado, corrigido e aconselhado no que for preciso para uma vida cristã madura e frutífera". Por isso, servir a Deus juntamente com os irmãos e irmãs é exercer ministério na célula!
- Veja que interessante isso, Paulo afirma aos presbíteros de Eféso que esteve com eles e serviu a Deus. No v.20 ele diz que serviu pregando e ensinando os princípios de Deus publicamente e de casa em casa; no v.21 ele evangelizou e falou do plano de salvação às pessoas. Ele exerceu seu ministério, servir é exercer ministério é ter a consciência de que Deus nos chamou para sua obra.
- Para servirmos a Deus precisamos buscar capacitação nos treinamentos, encontros, mas também no acompanhamento pessoal na célula, onde somos muitas vezes confrontados, corrigidos e aconselhados para uma vida cristã madura e frutífera que é a conseqüência de quando servimos a Deus.
II - O compromisso de cuidarmos uns dos outros- Sempre que lemos um texto bíblico ele possui um público de origem. A quem Dr. Lucas autor de Atos estava escrevendo? Com toda certeza a todos os crentes de todos os tempos. Atos é um livro como os demais da Bíblia atemporal, basta nos lembrarmos das palavras de Jesus que afirmou que os céus e a terra podem passar, mas as palavras dele não passarão (Lucas 21:33).
- Ao adentrarmos no texto descobrimos que no relato bíblico Paulo está conversando com os presbíteros da igreja, que em nosso entendimento são a liderança, são aqueles que representam o povo, não no sentido de intermediação diante de Deus, mas de governo e pastoreio. No v.28 Paulo dá uma ordem aos presbíteros da igreja de Éfeso, você sabe qual foi essa ordem? "Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue".
- Em Atos não havia ainda uma institucionalização de funções eclesiásticas, todos os crentes eram engajados e se dedicavam em cuidar uns dos outros. Fica evidente que os pastores precisam cuidar do rebanho de Deus, que os presbíteros precisam cuidar da igreja de Deus, que a liderança da igreja, em todos os níveis, precisa cuidar do povo de Deus, mas temos que cuidar uns dos outros.
- Um exemplo é a postura de Caim que não compreendeu a importância de cuidar de seu irmão Abel. Motivado por inveja, por ódio, Caim matou Abel. Em Gênesis 4:9 Deus pergunta por Abel a Caim e veja só a resposta dele: "Não sei, sou eu o responsável por meu irmão?". Lendo os vv.10-12 percebemos que para Deus somos responsáveis pela vida dos nossos irmãos e irmãs, diferentemente de Caim, temos que cuidar uns dos outros. Temos que cuidar uns dos outros principalmente pelo alerta que encontramos em Atos 20:29-30.
- Os lobos ferozes estão por aí, tentando devorar os crentes, sua fé, seus sonhos, além disso, sempre há no meio do povo de Deus pessoas que propagam idéias distorcidas da Palavra (heresias), mas quando cuidamos uns dos outros impedimos que a heresia tome conta. Cuidado é uma palavra muito profunda, pois ela engloba, carinho, afeto, respeito, estar junto, amor, maturidade e responsabilidade (1 Coríntios 12:25).

III - O compromisso de contribuirmos com a obra de Deus- Penso que ao celebrarmos o compromisso que é o princípio da prestação de contas, temos que nos lembrar das palavras de Jesus citados por Paulo quando ele pergunta: "Há maior felicidade em dar do que em receber?" (Atos 20:35). Para o mundo há mais felicidade em se receber do que dar, mas para a igreja a maior alegria deve ser dar em vez de querermos receber algo.
- Neste final de semana estamos vivendo um momento muito especial de celebração e gratidão a Deus pelos 4 anos de caminhada em célula. Celebrar essa data não significa que os outros anos da igreja não foram válidos, na verdade foram através deles que chegamos a esse momento tão lindo e especial de nossa vida como igreja.
- Além de celebrarmos o que já enfatizamos, estamos a partir desta mensagem incentivando os irmãos e irmãs a renovarem seu compromisso no discipulado. Paulo em Atos 20:22 presta contas aos presbíteros de Eféso dizendo que está compelindo pelo Espírito Santo a ir a Jerusalém, a continuar sua missão que ele mesmo relata nos vv.23-24. Paulo se doou a Deus, abriu mão dos seus sonhos para sonhar os sonhos de Deus. Saiba que temos a missão de pregarmos o evangelho a todas as nações (Mateus 28:18-20).
- Muitas vezes ficamos felizes em comprar um computador novo, um carro novo, uma casa nova, uma roupa, etc. Mas não há alegria maior em dar e em contribuir com a obra de Deus. Quando Paulo lembra as palavras de Jesus ele não está falando apenas da questão financeira, mas de nos doarmos pelo reino de Deus. Compromisso passa por isso, compromisso é o firme propósito de nos doarmos e nos colocarmos nas mãos de Deus.
Conclusão- Somos uma igreja comprometida e que vive os princípios da prestação de contas? Creio que temos procurado viver, mas percebo que há muitos crentes que não querem saber de compromisso, de prestar contas da sua vida, que se esqueceram dos votos assumidos diante de Deus no seu batismo e pública profissão de fé, de entre outras coisas, se submeter à igreja como órgão abençoador instituído por Deus para zelar pela nossa vida espiritual.
- Para vivermos como igreja precisamos de compromisso uns com os outros e com Deus. Neste dia quando estamos celebrando o compromisso de juntos servirmos a Deus, de cuidarmos uns dos outros e de contribuirmos com a obra de Deus vamos inspirados pelo testemunho do apóstolo Paulo e os presbíteros de Éfeso em Atos 20:36-37, nos ajoelhar e orarmos diante de Deus, pedindo que sejamos uma igreja comprometida com esses valores e princípios.
- Que Deus na sua infinita graça e misericórdia nos abençoe e nos ajude. Em nome de Jesus, Amém.
UM FORTE ABRAÇO CARINHOSO DO SEU PASTOR MARCELO B. PROENÇA

ÓTIMA CÉLULA

Nenhum comentário: