terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

VENCENDO OS TRAUMAS E ENCERRANDO OS ARGUMENTOS


TEXTO: ISAÍAS 38.

Quem nunca ouviu falar sobre a história do rei Josias. Ele assumiu o reinado quando ainda era uma criança, com apenas oito anos. Ele cresceu e se tornou um rei que agradou o coração de Deus. Observe o currículo do rei Josias e veja como é possível servir a Deus independente da idade, e que é possível ser íntegro e reto independente de sua história familiar.O bisavô de Josias foi o rei Ezequias, homem temente a Deus. Ele, apesar de ser um rei de ações aprovadas, demonstrava ser ferido em suas emoções. A Bíblia relata que um dia ele ficou doente e recebeu a visita do profeta Isaías que lhe disse: “os teus dias estão contados”. O rei ao ouvir tal notícia chorou amargamente e pediu a Deus que ficasse curado. Então, o Senhor lhe concedeu mais 15 anos de vida e, nesse período, tornou-se um rei soberbo (Is 38). “Naqueles dias Ezequias adoeceu mortalmente; e orou ao SENHOR, o qual lhe falou, e lhe deu um sinal. Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que lhe fora feito; porque o seu coração se exaltou; por isso veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém. Ezequias, porém, se humilhou pela exaltação do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande ira do SENHOR não veio sobre eles, nos dias de Ezequias.” (II Cr 32:24-26)O rei Ezequias gerou Manassés, um filho que desagradou em extremo a Deus levantando altares a ídolos falsos, postes-ídolo e restaurando todo nível de idolatria e paganismo. Um dia ele acabou preso pelos assírios e levado para a Babilônia com um gancho no nariz e cadeias de bronze. Somente após esses acontecimentos ele se converteu e começou a pensar no Deus de Israel. “Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém. E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme as abominações dos gentios que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel.” (II Cr 33:1,2)Amom, filho de Manassés, teve um reinado pior do que o pai. Construiu muito mais altares, levantando postes-ídolo, e não se humilhou diante de Deus. Foi um rei tão mau que acabou sendo assassinado em casa pelos próprios oficiais. (II Cr 33: 20-25). Finalmente, Amom é sucedido pelo filho, Josias, que nasceu com o estigma de ser membro de uma família dessas.Imagine como era a vida do rei Josias, a carga sobre o jovem rei. Imaginem uma criança com um histórico monárquico difícil desses e, ainda por cima, tendo que ouvir frases do tipo: “Esse aí é filho de Amom, misericórdia! Ele é neto de Manassés! Ah, o bisavô dele foi aquele que ‘choramingou’ pra viver mais e estragou Israel, gerando um filho como Manassés!”. Isso é traumático, principalmente para uma criança!

I-TER UM CORAÇÃO VOLTADO PARA DEUS.Josias possuía um coração reto e buscou o Deus de Israel e não os deuses de seus pais. Com todo o estigma, todos os nomes horríveis que talvez tenha recebido por causa dos seus antepassados idólatras e que foram reis maus, ele conseguiu se recuperar e, mesmo na juventude, foi irrepreensível, encerrando todos os argumentos do diabo e se tornando um dos reis mais admiráveis da História.Aos oito anos de idade, Josias, teve súdito. Tornou-se rei de Israel quando ainda era um menino. Com 16 anos, teve entendimento de que Deus era o Deus de Israel. Ainda moço, começou a buscar o Deus de Israel, temeu ao Senhor e reconstruiu a Casa de Deus. Restaurou todo o país, levantou conselheiros, restaurou o sacerdócio, o ministério profético, os levitas e restituiu a festa da Páscoa. Enquanto rei ele não permitiu que nenhum altar levantado a deuses falsos ficasse de pé. “Tinha Josias oito anos quando começou a reinar, e trinta anos reinou em Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda. Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição.” (II Cr 34:1-3).

II-REESTABELECER OS PRINCIPIOS DA PALAVRA.Josias fez uma aliança que marcou o seu ministério: celebrou a Páscoa. Nem Davi, celebrou essa festa como Josias o fez. “Nunca, pois, se celebrou tal páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; nem nenhum rei de Israel celebrou tal páscoa como a que celebrou Josias com os sacerdotes, e levitas, e todo o Judá e Israel, que ali se acharam, e os habitantes de Jerusalém.” (II Cr 35:18).I

II-EXECUTAR O MINISTÉRIO QUE O SENHOR CONFIOU EM NOSSAS MÃOS.
Deus confiou um ministério nas mãos de um jovem e ele não desperdiçou o que lhe foi estabelecido, apesar de ser tão novo. Podemos concluir que Josias era um jovem com uma visão madura.No dia em que ele enviou seus súditos à profetisa Hulda, esta lhes disse que por causa do povo, o Senhor puniria toda a casa de Israel, mas porque o rei tinha uma vida irrepreensível, um coração íntegro e se humilhou perante Deus, o Senhor tirou a sentença de morte de sobre Israel e todo o país foi perdoado. “Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá. Porque me deixaram, e queimaram incenso perante outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos; portanto o meu furor se derramou sobre este lugar, e não se apagará. Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, quanto às palavras que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar, e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.” (II Cr 34:24-27).

CONCLUSÃO:Temos muito o que aprender com esse rei que foi exemplo para o povo de Israel, e não apenas para eles, mas sua história de vida, ministra-nos ainda nos dias de hoje. Deus conta conosco. Ele espera que tenhamos a mesma coragem de Josias. Então, seja você um atalaia do Reino e vença os traumas familiares e encerre todos os argumentos que o inimigo possa ter contra a sua vida.
UM FORTE E CARINHO SO ABRAÇO DO SEU PAISTOR MARCELO BRINHOLI

Nenhum comentário: