sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Comunhão nos torna mais ricos da Graça e do Amor do Pai



Na igreja primitiva, os irmãos tinham tudo em comum. Eles compartilhavam uns com os outros os próprios bens materiais e se alegravam com singeleza de coração nas reuniões nas casas. O Espírito Santo continua soprando sobre sua igreja essa brisa de amor genuíno e puro a fim de nos fazer um povo unido, vitorioso e forte. Compartilhar nos torna mais ricos da graça do Senhor.
Compartilhar
“Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casa, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração”. Atos 2.46
Repartir também é resultado direto de permanecer em Cristo; quanto mais perto estou de Jesus, mais tenho fogo e paixão em compartilhar o que ele é, o que ele faz e o que ele fará.
Quando permanecemos, desfrutamos e compartilhamos do que temos vivido e recebido em nosso relacionamento pessoal com Cristo: isto é a vida cristã natural, algo que a religião em si jamais pode nos dar. Como aprendemos na parábola da Videira, Jesus é nossa Videira, Cristo é tudo, dependemos dele em todo tempo. E estando nele recebemos toda seiva pura que precisamos, desfrutamos dela e depois saímos para repartir os frutos que Deus nos dá.
Não existe vida cristã, isolada ou individual. Comunhão é um dos propósitos de Deus para nossas vidas, você foi feito para viver em comunidade.
E de forma prática, compartilhamos nossa vida na comunidade cristã, sendo parte da família de Deus. A igreja é muito importante na sua vida, mais até do que imagina. Pode ser uma família grande ou pequena, bonita ou feia, nova ou velha: é sua família, sua igreja; é o povo de Deus que se reúne para viver em comunidade.
Naturalmente por ser um lugar de pessoas, não existe perfeição, até mesmo porque você faz parte desta comunidade. Você foi colocado lá por Deus não para receber e sim para repartir, compartilhar do que Deus lhe tem dado e feito por você e por meio de você. A igreja é a única organização no mundo que não vive para os seus associados, mas para o mundo. Então, nunca se esqueça: da mesma forma que sua família é muito importante, a família de Jesus também, e ele disse que esta família é um corpo, onde ele é o cabeça. Portanto, se relacionar bem e viver em comunidade, é um desejo de Jesus para sua vida, você foi feito para isto. Sendo assim, “Quem ama a Deus, ame também seu irmão” (1 Jo 4.21).
A forma mais fácil e precisa de definir comunhão é amar a família de Deus, a sua família da fé. Paulo disse: “Escrevo-lhe estas coisas [para que] saiba como viver na família de Deus. Essa família é a igreja” (1Timóteo 3.14-15).
Deus me trouxe à mente o texto de Atos 2.42–47. Leia em sua Bíblia, caso tenha uma em suas mãos. Encontramos neste texto lindo o testemunho da vida comunitária da igreja primitiva para aplicação na minha e na sua vida, e em nossas igrejas hoje.
“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos, e à comunhão, ao partir do pão e às orações”. (verso 42)
Havia dedicação ao estudo da Palavra paralelamente à comunhão entre eles. Estudo da Palavra que não leve à prática é neofarisaísmo! Você não pode se tornar apenas um conhecedor teórico das Escrituras, não foi para isto que ela foi revelada a nós. Estudo e comunhão, segundo o texto, conhecimento e prática, precisam andar juntos em nossas vidas, do contrário, nunca vamos conseguir compartilhar o evangelho, o pão e o coração com as outras pessoas.
Em conseqüência direta dessa vida em unidade, comunidade, partilha e comunhão cristã, havia entre eles temor, estavam cheios de temor. E aí está o segredo do crescimento e da prosperidade da igreja. Em virtude da unidade, Deus operava poderosamente por meio deles e no meio deles, de forma tremenda, contagiando toda cidade!
Outra questão muito importante, que preciso relembrar é que para repartir você não pode priorizar bens materiais; versos 44 e 45: “Os que criam tinham tudo em comum... e vendiam suas propriedades e distribuíam, conforme as necessidades.” Os que criam, tinham vida em comum: compartilhavam vida! Bens materiais são meios e nunca um fim em si mesmos. O que você tem feito com o que o Senhor tem lhe dado?
Deus o orienta a vender propriedades que tiver em excesso e repartir com os que mais precisam e com o Reino de Deus. A Bíblia nunca nos mandou vender a nossa casa e dividir os bens, nos manda repartir o que temos a mais. Veja dois exemplos:
Primeiro: Em Atos 4.36, Barnabé vendeu um terreno e entregou o dinheiro na igreja (aos pés dos apóstolos).
Segundo: Em Atos 5.42, temos a informação que os cristãos se reuniam diariamente nas casas e no templo para estudar e pregar a Palavra de Deus. E também aqui no versículo 46, as pessoas tinham suas casas.
Se você valoriza mais o seu trabalho, o dinheiro, sua posição, profissão, carreira, e em seu radar não existe espaço para o próximo, você está vivendo em pecado. Se você não tem tempo, recursos e habilidades para compartilhar com Deus, por meio de pessoas e da igreja, algo está errado. Você não foi criado para viver para si mesmo, porque vivendo dessa forma nunca terá realização e satisfação. Você foi feito para repartir e viver em comunidade, você é um ser espiritual e social. Então reparta.
E assim eles viviam num ambiente de paz, porque a vida comunitária, pelo vínculo da fé em Cristo, gera este ambiente. No verso 46 está escrito: “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração”. E assim pode ser na sua vida também.
Com Amor e Carinho Do Seu Paistor Marcelo Brinholi

Nenhum comentário: